Data/ Hora

sábado, 30 de julho de 2011

Projeto de Leitura

CIRCUITO DE LEITURA // 08 DE JULHO DE 2011 //
Professora Tainara. História Infantil: "Um estranho na Floresta"
Professora Caroline. Clássicos Infantis : "Os três Porquinhos"
Professora Eliete. Fábula; "A Raposa e as Uvas"
Professora Iveilce. História Infantil: "Um Estranho na Floresta"
Professora Ana Paula. Fábula: "O Corvo e o Jarro"
Professora Kátia Goreti. História Infantil: "Que bicho será que botou o ovo?"
Professora Isabela. História Infantil: "Tel, o amigo fiel"
Professora Maria Clara. Clássicos Infantis: "O patinho corajoso"
Professora Adriana. História Infantil: "Que Bicho será esse?"
Professora Joseane. Adivinhações: "O que é, o que é?"
Professoras Acácia e Regina. Poemas: "O lixo de luxo"
Professoras Gabriela e Kátia. Clássicos da Literatura: "A roupa nova do Rei"
Professora Ana Cláudia. Notícias de Jornal: "O caso Juan"
Inspetora Raquel (substituindo Profª Luana). Crônica Poética: "E tudo mudou"
Professora Vera. Poema: "O brinquedo"

Professora Nilciete. Clássicos Infantis: "João e Maria"
Professora Celi. Clássicos Infantis: "João e o Pé de Feijão"
Professora Miriam. Crônica poética: "E tudo mudou"
Professora Joseane. Fábula: "Se as crianças governassem o mundo"
Professora Rosangela. Fábula: "O Alce e o Lobo"
Professora Luzia. Poema: "Um sonho, uma esperança"
Professoras Estefani e Graça. Contos Infantis: "Os Piratas"
Professora Aline. Fábula: "O Ratinho e o Leão"
Professoras Vera e Marivone. Clássicos Infantis: "Chapeuzinho Vermelho"
A ideia de formar um "Circuito de Leitura Deleite", surgiu numa reunião de professores, onde se discutiu sobre a "Importância da leitura oral feita pelo professor" (tema sugerido pelo projeto da SMEC "Além das Letras"), como prática de prazer e diversão em sala de aula.
Nesta atividade os professores sortearam as turmas em que iriam contar suas histórias e selecionavam um gênero literário como "Clássicos Infantis", "Poemas", "Fábulas", "Adivinhações", "Notícias de Jornais", "Crônicas", para serem lidas em voz alta em determinado dia, no máximo em 30 minutos.
O professor, poderia depois da leitura, concluir com a exploração da oralidade, levantando questões, estimulando opiniões, críticas ou complementando com músicas, sempre com o cuidado de fazer com que toda prática fosse prazerosa e divertida.
O resultado do nosso circuito, que foi realizado dia 08 de julho de 2011, foi ótimo.
Os professores tiveram oportunidades de lerem para os alunos de outras faixas de idade diferentes da realidade de suas turmas. Os alunos apreciaram , no geral, as leituras, participaram e ficaram entusiasmados, na expectativa de quem seria o contador da história.
A experiência foi tão bem sucedida, que resolvemos numa avaliação, implantar a prática do circuito uma vez ao mês.
Parabéns Professores e alunos da Antônio Tupinambá, por mais um projeto de sucesso!!