A ideia de formar um "Circuito de Leitura Deleite", surgiu numa reunião de professores, onde se discutiu sobre a "Importância da leitura oral feita pelo professor" (tema sugerido pelo projeto da SMEC "Além das Letras"), como prática de prazer e diversão em sala de aula.
Nesta atividade os professores sortearam as turmas em que iriam contar suas histórias e selecionavam um gênero literário como "Clássicos Infantis", "Poemas", "Fábulas", "Adivinhações", "Notícias de Jornais", "Crônicas", para serem lidas em voz alta em determinado dia, no máximo em 30 minutos.
O professor, poderia depois da leitura, concluir com a exploração da oralidade, levantando questões, estimulando opiniões, críticas ou complementando com músicas, sempre com o cuidado de fazer com que toda prática fosse prazerosa e divertida.
O resultado do nosso circuito, que foi realizado dia 08 de julho de 2011, foi ótimo.
Os professores tiveram oportunidades de lerem para os alunos de outras faixas de idade diferentes da realidade de suas turmas. Os alunos apreciaram , no geral, as leituras, participaram e ficaram entusiasmados, na expectativa de quem seria o contador da história.
A experiência foi tão bem sucedida, que resolvemos numa avaliação, implantar a prática do circuito uma vez ao mês.
Parabéns Professores e alunos da Antônio Tupinambá, por mais um projeto de sucesso!!
Parabéns a Direção da Escola Antonio Tupinambá e Educadoras pela dedicação e compromisso de apresentar esse lindo Projeto!! Destacando a importância da leitura no desenvolvimento infantil.
ResponderExcluirA leitura de um bom livro é um diálogo incessante!!! O livro fala e a alma responde SEMPRE.
Maurício de Sousa afirma!!!
"Um dos momentos inesquecíveis da vida de qualquer criança é quando, pela primeira vez, ela junta uma letrinha, mais outra, e mais várias delas e começa a... ler! É uma conquista tão importante que será usufruída pelo resto de sua vida e abrirá, a cada dia, uma nova janela para o mundo."
Abraços!!!!!
Eliete Gomes
Coordenação. Conselho Escolar e Artes (SMEC/DGE)